terça-feira, 20 de setembro de 2011

ALGUNS passos para prevenir vários tipos de câncer Entre as mudanças de hábito estão parar de fumar e manter uma alimentação saudável POR ANA PAULA DE ARAUJO

Segundo o IBGE, o câncer é a segunda maior causa de mortes no Brasil - sendo responsável por 15,6% dos óbitos -, perdendo apenas para doenças cardiovasculares (como infarto e hipertensão). Isso se deve, principalmente, à maior exposição aos fatores de risco, como o cigarro, alimentação inadequada e o abuso do álcool. Em contrapartida, quem segue uma vida mais saudável consegue prevenir-se e diminuir os riscos de ter a doença. Para estimular a população na luta pelo controle e prevenção, o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) lançou uma cartilha listando os dez passos que afastam a doença.

A seguir, conheça quais os hábitos recomendados e por que eles são tão necessários para quem quer evitar um câncer.



Não fume - Getty Images
1.Não fume 

Segundo estatísticas do Inca (Instituto Nacional de Câncer), o tabagismo é a principal causa de câncer evitável no mundo. Ao queimar o cigarro, as consequências são sentidas não apenas por quem fuma, mas também por todos ao seu redor. Para se ter uma ideia, 90% dos casos de câncer de pulmão tem o cigarro como responsável - os outros 10% são decorrentes do fumo passivo. O tabagismo também é o grande culpado por 30% da ocorrência de outros tipos de câncer, como boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero e leucemia.

O cigarro carrega cerca de 4720 substâncias, sendo mais de 400 delas altamente cancerígenas. Algumas delas, como o benzeno, estão ligada ao câncer de fígado e leucemia. Já o alcatrão está diretamente relacionado aos cânceres de pulmão, vias aéreas, brônquios e bexiga. Veja aqui como as substâncias do cigarro afetam o organismo.


2 DE 10
Não abuse de bebidas alcoólicas - Getty Images
2.Não abuse de bebidas alcoólicas 


"O álcool aumenta a chance de desenvolvimento de alguns tumores, como intestino, esôfago e fígado. Mas o que mais se nota é que ele potencializa os efeitos do tabaco", justifica o oncologista Gilberto de Castro Jr., do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp). Ele explica que, por potencializar os efeitos do cigarro, o risco de um tumor localizado nos órgãos afetados pelo fumo é muito maior.


Além disso, estudos científicos têm relacionado o abuso do álcool com outros tipos de câncer. De acordo com a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer, a quantia de 18 gramas (aproximadamente duas doses) de álcool por dia eram suficientes para aumentar significantemente o risco de desenvolver câncer de mama. Com o consumo de 50 gramas diárias, o risco aumenta em 50%. Outro estudo, este realizado pelo Fred Hutchinson Cancer Research Center, especializado em pesquisas sobre câncer nos Estados Unidos, descobriu que as mesmas 50 gramas por dia, em homens, dobram as chances de desenvolver câncer de próstata.  
AVALIE ESTA MATÉRIA63 VOTOS

Este conteúdo ajudou você? 
► Comentar esta matéria

Comentários


  • Robson Rosa

    Sou fumante ativo com dependência corporal e gostaria que explicassem que o fumante passivo (aquele que só inala no ar a fumaça dos fumantes) que o fumante ativo conta com um filtro ao final do cigarro e o passivo respira este ar sem filtro algum, portanto recebe as toxinas na sua total quantidade. Que os passivos peçam licença, sem menosprezar o dependente, e mantenham distância até que se apague o cigarro.

    4 DE 10
    Proteja-se contra a hepatite - Getty Images
    4.Proteja-se contra a hepatite 


    O sexo seguro também evita os vírus da hepatite B (para a qual há vacina) e da hepatite C, ambos com potencial para levar ao câncer de fígado. O uso da camisinha, além de reduzir as chances de cânceres no sistema reprodutor e orofaringe, também pode proteger seu fígado. Isso porque, explica Gilberto de Castro Jr., a hepatite B também é sexualmente transmissível. "Esse tipo de hepatite pode levar à cirrose e evoluir para um câncer do fígado", conta. No caso da hepatite C, o contágio costuma acontecer por contato sanguíneo, mas ela é igualmente um fator de risco a esse tipo de câncer. 

    Rss 3 DE 10
    Use camisinha - Getty Images
    3.Mantenha hábitos de sexo seguro. Use camisinha. 


    Hoje, sabe-se que o papiloma vírus humano (HPV) - doença sexualmente transmissível - é o principal responsável por alguns tipos de câncer como o câncer do colo do útero, vulva, pênis e orofaringe (garganta). Por isso, a importância de praticar sexo seguro e sempre com o uso da camisinha - até mesmo para o sexo oral.  
    • Não fume - Getty Images
    • Não abuse de bebidas alcoólicas - Getty Images
    • Use camisinha - Getty Images
    • Proteja-se contra a hepatite - Getty Images
    • Consumo excessivo de carne - Getty Images
    • Alimentos embutidos - Getty Images
    • Use filtro solar - Getty Images
    • Pratique atividades físicas todos os dias - Getty Images
    • Exames - Getty Images
    • mamografia - Getty Images
    5 DE 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário